Criando Polilinhas
Ferramenta Polilinha
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
Atalho |
Polilinha |
Básica |
5º |
A ferramenta Polilinha permite criar polilinhas (que são contornos definidos por uma série de arcos, curvas e linhas conectadas) abertas e fechadas.
Uma polilinha pode possuir diferentes combinações de vértices. Ao desenhar uma polilinha, altere o tipo de vértice selecionando um modo diferente (ou use a tecla de atalho (U por padrão) para alternar os modos; veja Modificando atalhos especiais). No modo Vértice do Canto, pressione e segure o mouse para alternar temporariamente para o modo Vértice Bézier. Pressione a tecla Backspace para remover o vértice criado anteriormente.
Os cantos da polilinha podem ser “suavizados” com os comandos Suavizar Polígonos (veja Suavizando objetos). Os marcadores podem ser adicionados com a paleta Atributos (veja Atributo de Marcadores). O modo Empurrar/Puxar está disponível imediatamente em vistas 3D para extrudar a polilinha logo após a sua criação.
Modo |
Descrição |
Vértice de Canto |
Cria segmentos de polilinha com linhas retas e vértices angulares nos pontos de controle. O tipo de vértice criado é um vértice de canto. |
Vértice Bézier |
Cria segmentos de polilinha com curvas sendo atraídas para, mas não tocando os pontos de controle. O tipo de vértice criado é um vértice de bezier. |
Vértice Cúbico |
Cria segmentos de polilinha com curvas que passam através dos pontos de controle. O tipo de vértice criado é um vértice cubico. |
Arco Tangente |
Cria segmentos de polilinha em arco que são tangentes ao segmento anterior (use a atração da tangente para auxiliá-lo com o desenho da polilinha tangente; veja Ajustando à tangente (somente 2D)). O tipo de vértice criado é um vértice de raio. Ative Atrair ao ângulo em Atração definido na barra de status, e use a sugestão Atrair à Tangente para criar corretamente uma polilinha de arco tangente. |
Ponto no Arco |
Cria segmentos de polilinha em arco que são desenhados ao clicar em três pontos: o ponto inicial, um ponto em que o arco deve passar e o ponto final; útil para traçar arcos existentes. O tipo de vértice criado é um vértice de raio. |
Ponto de Arco (Filete) |
Ponto de Arco (Filete) cria segmentos de polilinha com curvas que parecem com um filete colocado nos pontos de controle; clique em Preferências da Polilinha para definir o raio do filete. Ponto de Arco (Filete) |
Empurra/Puxa (Somente visualizações 3D) |
Imediatamente faz a extrusão da polilinha após sua criação; veja Modo Empurra/Puxa das Ferramentas Planas |
Combinar Empurra/Puxa (disponível com o modo Empurra/Puxa) |
Quando a forma a ser extrudada é desenhada na face de um objeto sólido, combina os dois objetos em uma única adição sólida ou subtração sólida; quando este submodo é desabilitado, a nova extrusão permanece um objeto separado, e o objeto sólido existente permanece inalterado |
Preferencias |
Abre a janela de diálogo Raio do Arco, para definir o raio do filete de vértice do arco |
Para criar Polilinhas:
Clicar em ferramenta e modo.
Clique para definir o ponto inicial da polilinha. No modo Ponto no Arco , clique novamente para definir o ponto pelo qual o arco deverá passar.
Clique para definir o fim do segmento e o começo do próximo.
Continue desenhando outros segmentos da mesma forma até que a polilinha esteja completa.
Clique o mouse no ponto inicial para completar uma polilinha (o ponto final do último segmento está exatamente no ponto inicial do primeiro segmento), ou clique duas vezes com o mouse para completar uma polilinha aberta (o ponto final do último segmento está num local diferente do ponto inicial do primeiro segmento).
Se preferir, depois de dar todos os cliques exceto o último, pressione a tecla de atalho (K, por padrão) para automaticamente fechar a polilinha. O atalho também fecha objetos de caminho, como áreas de piso e espaços, que funcionam de forma similar à ferramenta Polilinha . VerModificando atalhos especiais para alterar o atalho.
Quando desenhar um polígono ou objeto com base em caminho, mova o mouse na direção da próxima ao último clique e pressione a tecla de atalho antes de clicar; O aplicativo irá determinar o alinhamento e a posição corretas do penúltimo clique e então colocará os dois últimos cliques para completar o objeto.
O objeto polilinha resultante, seja aberto ou fechado, será um objeto preenchido. Para deixar o objeto sem preenchimento edite-o na Paleta de Atributos do Objeto.
Edite polilinhas, alterando sua forma ou seus vértices, com a ferramenta Remodelar ou a paleta Info de Objeto (veja veja Editando objetos baseados em vértices). Os cantos da polilinha podem ser “suavizados” com os comandos Poly Smoothing (consulte Suavizando objetos). Os marcadores podem ser adicionados com a paleta Atributos (veja Atributo de Marcadores).
Uma polilinha fechada, quando extrudada através do comando Modelar > Extrusão, aceita um preenchimento ou textura e é visualizada como um objeto sólido. Uma polilinha aberta, quando extrudada, não é apresentada como um sólido. Para fechar uma polilinha antes de extrudá-la, selecione a polilinha. Na Paleta Info de Objetos, selecione a opção Fechado para fechar a polilinha.